Muitas pessoas acham que os procedimentos estéticos devem começar a serem feitos após os 30 ou 40 anos, quando os sinais do envelhecimento começam a aparecer. Porém a maioria dos procedimentos devem ser feitos antes que esses sinais apareçam, justamente para prevenir o não surgimento dessas linhas de expressão, ou se caso surgirem, que venham menos atenuadas.
Hoje em dia é fundamental o cuidado preventivo para manutenção da jovialidade.
O botox é uma toxina aplicada direto na musculatura hiperdinâmica do terço superior da face (testa, orbicular dos olhos e glabela) com o intuito de paralisar essa musculatura, ou seja, nos músculos responsáveis pelas nossas expressões (triste, bravo, feliz, assustado e etc.) todas as vezes que os nossos músculos se movimentam para expressar alguma reação formamos as linhas de expressão dinâmicas (que aparecem apenas com o movimento). Com o tempo essas linhas dinâmicas se tornaram linhas de expressão estáticas (permanentes), ou seja, já aparecem sem a necessidade de se expressar, exemplo, os “pés de galinha”.
Portanto, o Botox é um método de tratamento preventivo para evitar a formação das linhas de expressão, o ideal é que se comece a aplicar em média a partir dos 25 anos.
É importante salientar que quando as linhas já estão formadas, a toxina botulínica já não é suficiente é preciso associar outros métodos de tratamentos para que essas rugas sejam suavizadas.